Em minha família,
pianos abertos, prontos para serem tocados por quem quisesse era (e ainda é)
uma cena comum. Tínhamos um em nossa casa, em cada uma das casas de nossos avós
e de muitas de nossas tias. Quando éramos pequenos, minha mãe, que havia se
formado no Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, costumava tocar as
músicas de um maravilhoso álbum de Chopin lançado por ocasião do filme sobre
sua vida - À noite sonhamos (1945)- com a seleção da trilha sonora. Por conter
muitas fotos de cenas do filme, adorávamos folheá-lo, e embora tivéssemos
nossas preferencias – Noturno n 2, o Estudo Revolucionário ou o Estudo das
teclas pretas, por exemplo - era impossível decifrar aquelas bolinhas pretas,
cheias, vazias, com hastes, junto com muitas ou separadas que seguiam por
espaços de linhas pelo álbum todo. Não me lembro de quem me ensinou a tocar o
“bife”, uma espécie de introdução ao teclado de um piano, mas lembro-me bem de
meu orgulho quando me punha a toca-lo sempre que tivesse alguma plateia.
Sentia-me muito sabida por poder arrancar um som agradável e conhecido daquelas
teclas brancas, mas principalmente das pretas. Parecia natural, portanto que
aos cinco anos eu começasse a ter aulas de piano com Dona Eda, uma jovem mulher
muito alta, que morava com sua irmã e sua mãe bem enfrente ao comércio de meu
pai. Não conheci nenhuma professora tão doce e tão preparada para ensinar
crianças pequenas a ler aqueles hieróglifos musicais e sei hoje que devo à sua
imensa paciência o fato de eu ter me formado em piano. Como naquela época eram
necessários 9 anos de estudos para se obter o diploma, depois de alguns anos
tive que me despedir de minhas aulas particulares com Dona Eda para ingressar
no Conservatório Musical da cidade. Um marco que sublinhava minha passagem à
pré-adolescência com novos e mais difíceis destinos. Deixava para trás com
muita dor na alma, não apenas minha querida professora, mas alguém especial,
que sabia exercer com maestria a difícil tarefa/arte de ensinar, em uma
combinação de delicadeza, reconhecimento pontual de minhas aquisições e muito
jogo de cintura para com a pesada disciplina exigida para este aprendizado. Uma
de suas estratégias era colocar balas deliciosas encima das mãos enquanto eu
tocava e se eu conseguisse não derruba-las poderia levar para casa em dobro. Nem
tudo eram flores. Muitas vezes “emburrei” nos degraus da varanda exigindo que
ela, no devido tempo, fosse me convencer a voltar e tentar novamente. Assim
como a máxima que diz que governo bom é governo invisível,
que não nos impõe sua presença, Dona Eda trabalhava nos bastidores. Tudo o que
me lembro dela passa por este canal amoroso de sua aptidão para transmitir seu
conhecimento sem fazer alarde. Uma das questões que mais se debate nos dias de
hoje é como e quais valores deveriam ser transmitidos de geração a geração, que
possam servir de ferramentas para uma vida “bem vivida”, um convívio entre
pessoas minimamente respeitoso. É
natural que muitos se lembrem de como a educação tradicional privilegiava a
transmissão de comportamentos virtuosos geralmente baseados em alguns ideais já
estabelecidos e coletivamente cultuados. Mas as rupturas com estes ideais foram
de tal ordem que temos dificuldades para dimensionar a nova realidade que nos
circunda e entender seus múltiplos aspectos. Desconfiamos que ficou muito mais
complexa a tarefa da transmissão entre gerações e que não será o contato com os
objetos ou ferramentas que farão crianças melhores, mais inteligentes ou
felizes, mas como estes objetos/ferramentas serão mediados por adultos capazes de fornecer
significados e ajustes importantes ao que ainda não sabem. Em qualquer piano
aberto pode-se dedilhar o bife. Alguns sabem toca-lo, ou a temas musicais de
seu gosto. Muitos não se atrevem. Outros tantos sabem TUDO de música e podem
tocar não só piano como qualquer instrumento. No inicio do aprendizado utilizamos
muito mais as teclas brancas e à medida que a harmonia aumenta em complexidade
é que as pretas passam a ser utilizadas. As teclas pretas são os meios tons
entre uma tecla branca e outra, ou seja, podemos inclui-las para aumentar as
opções de modulações do som ou tocar apenas as notas básicas que todos
conhecem. Não sei se eu teria continuado a estudar piano se não tivesse tido
meu pré-primário com Dona Eda. Foi ela quem me “revelou” não a música, mas a
beleza da música e me transformou em alguém apaixonada por ritmos, sons
especiais, inaugurando um espaço novo e importante no meu conjunto. Talvez a
tarefa desafiadora de qualquer adulto contemporâneo seja a de se preparar para ser
este decifrador para os pequenos, mas sabendo que é preciso começar pelas
teclas brancas para quem sabe chegar às pretas.
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